eixo 2 – PESQUISA E CONHECIMENTO DO TURISMO

Neste Eixo trabalha-se a informação e o conhecimento. Para isso é preciso reunir dados, organizar a informação e analisar com base no contexto do destino o cenário e assim gerar conhecimento para tomar as melhores decisões. E implementar decisões com base em conhecimento é utilizar a inteligência.

PROJETOS

  • Pesquisa de indicadores de Destino Turístico Inteligente – ASP
    A ação refere-se a responder um questionário de 70 perguntas com o objetivo de coletar informações turísticas municipais de variadas naturezas. O objetivo é identificar a situação do município com relação a um conjunto de 7 indicadores, a saber: Condições gerais do município, Sustentabilidade ambiental, Sustentabilidade turístico, Acessibilidade, Qualidade de Vida, Conectividade, Sistema de informações turísticas. Responsável pela ação, COMTUR.
  • Priorização e elaboração de projetos de melhoria a partir da pesquisa DTI
    Com os resultados da pesquisa que apontará os principais problemas em relação aos 7 indicadores: Condições gerais do município, Sustentabilidade ambiental, Sustentabilidade turístico, Acessibilidade, Qualidade de Vida, Conectividade, Sistema de informações turísticas, realizar-se-á um conjunto de workshops entre poder público e comunidade para definir os projetos prioritários que vão melhorar os indicadores do município. Responsável pela ação, DESENVOLVIMENTO LOCAL.
  • Pesquisa mensal da taxa de ocupação dos meios de hospedagem
    Conhecer a taxa de ocupação dos meios de hospedagem contribui para orientar ações para manter ou aumentar o índice de ocupação. A fórmula se baseia na quantidade de quartos ocupados divididos pela quantidade total de quartos multiplicado por 100. Responsável pela ação, ACASP.
  • Pesquisa mensal sobre a Taxa de satisfação do cliente” com os produtos e serviços ofertados no município
    Os resultados indicarão qual a felicidade, ou satisfação dos consumidores ao utilizarem um produto ou serviço oferecido no município e estão ligados ao atendimento dessa oferta. Responsável pela ação, ACASP.
  • Elaborar método para o levantamento do fluxo turístico mensal
    O estudo permitirá reconhecer o número de turistas que frequentam o município num determinado espaço temporal. A ideia é saber reconhecer os fluxos aos finais de semana, durante a semana, fluxo mensal e fluxo anula de turistas. Responsabilidade pela ação, PREFEITURA.

    Elaborar pesquisa mensal do “ticket médio” (valor das vendas) do comercio, equipamentos e serviços vinculados ao turismo
    Os dados apontarão o valor médio que um consumidor gasta num equipamento de produtos ou serviços. Esses dados analisados junto com os resultados de satisfação do cliente podem dar subsídios para tomadas de decisões daqueles que ofertam produtos e serviços. Responsável pela ação, ACASP.
  • Elaborar pesquisa da demanda turística anual
    A ação realiza um levantamento junto aos turistas que demandam por produtos e serviços. Existe um modelo da Secretaria de Turismo do estado de São Paulo que deve ser seguido, mas outras perguntas de interesse do município podem ser agregadas à pesquisa. Responsabilidade pela ação, PREFEITURA.
  • Fórum Turismo e Desenvolvimento Local
    Espaço bimensal de aprendizagem para apresentação de ideias e projetos sobre o turismo e o impacto no desenvolvimento local.

PROJETOS REALIZADOS