OBSERVATÓRIOS DE TURISMO: ESTRATÉGIA PARA TOMADA DE DECISÕES

O turismo como fenômeno social, cultural e econômico promove o fluxo de pessoas, gera divisas, emprega mão de obra e dinamiza a economia. Mensurar os impactos que esta movimentação gera na cadeia produtiva e no ambiente dos destinos turísticos, se caracteriza como um desafio a ser superado por agentes, públicos e privados, diretamente responsáveis pelo planejamento e a gestão da atividade turísticas nessas localidades.

Configura-se de extrema importância os destinos turísticos disponibilizarem dados e informações que permitam fomentar e articular estratégias entre o trade turístico, poder público, órgãos oficiais de turismo e a comunidade em geral, ação que pode atrair investidores. Não é mais viável aventurar-se em empreendimentos sem referências de dados e análises que possam dar mais confiabilidade aos negócios.

De acordo com os parâmetros estabelecidos na Resolução ST – 14, de 21/06/2016, validada através da Lei Complementar Estadual 1.261/15, o estudo da demanda turística tem como objetivo comprovar o potencial turístico do município, demonstrar o fluxo turístico local, realizar previsões de visitação e conhecer o perfil do visitante. A pesquisa preferencialmente deve ser realizada em locais que atraiam turistas (hotéis, museus, igrejas, posto de informações, eventos etc.) em períodos como, férias, fim de semana prolongado, fim de semana normal, e com grupos distintos (não pesquisar todos de uma mesma excursão).

De extrema importância para definir diretrizes, as pesquisas não devem ocorrer somente para compor os planos diretores de turismo, elas devem ser aplicadas recorrentemente nos destinos turísticos, e podem ser complementadas por pesquisas que mensurem mais dados que reflitam a realidade dos destinos. Simultaneamente uma pesquisa de avaliação da imagem e percepção do visitante pode ser aplicada, já que esse tipo de questionamento, geralmente não está presente nas pesquisas tradicionais. Às pesquisas de demanda, se incorporam muitas perguntas ao questionário, além daquelas exigidas pelo modelo do Estado, podem-se tornar muito extensas, portanto, o destino pode aplicar outras pesquisas que complementem as informações necessárias para compor o banco de dados. As pesquisas complementares podem e devem ser aplicadas, diferentemente da pesquisa de demanda, em qualquer período viável para a localidade.

O objetivo a ser alcançado nos destinos turísticos com a implantação de um Observatório de Turismo será o de desenvolver um Sistema de Informação Turística, com indicadores para o ordenamento, gestão e monitoramento do turismo, como um vetor para a tomada de decisões estratégicas capazes de orientar o destino turístico a promover ações que visem a prática de melhoria contínua no planejamento dessas localidades, necessário para o desenvolvimento sustentável do turismo.

O município de Santos, localizado no litoral de São Paulo, inseriu nas suas diretrizes que compõem o Plano Diretor de Turismo, ações de monitoramento do turismo municipal, baseado na gestão turística e planejamento do município. Com essa ação, busca-se estruturar a base de dados para melhor análise do desempenho turístico municipal.

Um Observatório de Turismo é capaz de criar uma rede de pesquisa com base sólida de informações para monitorar o desempenho da atividade turística local, que pode gerar uma gestão eficiente ao realizar, disseminar e compilar estudos e pesquisas sobre o turismo, da área pública e privada, com um banco de dados com indicadores desenhados de acordo com a realidade do destino turístico.

Para a efetivação da criação de um Sistema de Informação turística, é necessário superar os desafios e barreiras na comunicação entre os agentes promotores da atividade turística e da política de turismo. O aumento de estudos com concepção de modelos de governança e inovação justifica o tema como importante propulsor para ações capazes de gerar conteúdos que possam servir para todos os envolvidos na cadeia do turismo.

Um exemplo é o Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo – OTE, que analisa o comportamento do turismo paulistano. Indicadores de desempenhos dos meios de hospedagem, movimento de aeroportos, ISS sobre o Turismo e movimento dos terminais rodoviários, são algumas das informações levantadas e publicadas no seu site www.observatoriodeturismo.com.br  com o intuito de atingir profissionais, especialistas, acadêmicos, agentes públicos e privados, para auxiliar na tomada de decisão com propósito de ampliar conhecimento, aprimoramento e desenvolvimento do setor turístico na cidade de São Paulo. Outro trabalho importante realizado pelo OTE é o estudo do Indicador de Reputação dos Atrativos (IRA), capaz de mensurar a percepção dos visitantes ao visitarem a cidade de São Paulo.[1]

Fonte: https://observatoriodeturismo.com.br/?p=3569. Acessado em 13/04/2022

O potencial turístico nacional exige, para a efetividade da atividade turística como um dos vetores da matriz econômica, a oferta de dados e informações fundamentadas em pesquisas e estudos estratégicos que possibilitem mensurar o grau de eficácia da atividade na cadeia produtiva do turismo, para melhor distribuição e aplicação dos recursos.[2]

Dito de outra forma, ao analisar informações dentro de um contexto de território, gera-se um conhecimento e a partir dele se implementam projetos que transformam, assim pode-se dizer que se pratica a inteligência no destino.


Referências

[1] https://observatoriodeturismo.com.br/. Acessado em 31/03/2022.

[2] https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/observatorio. Acessado em 31/03/2022.

https://www.oturesp.ufscar.br/ . Acessado em 31/03/2022.

[1] Ana Raquel de A. Dias – Turismóloga com especialização em Marketing, docente do Senac SP, há 24 anos estudando e criando experiência em diversos segmentos do turismo. Contatos (13) 98810-9168 / anaraquel.almeidadias@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s