eixo 4 – ESTRUTURAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA

PROJETOS

  • Aplicativo Destino Turístico Inteligente

É o desenvolvimento de um aplicativo que pode ser acessado via celular, computador ou tablete e fornece dados sobre os atrativos, equipamentos e serviços turísticos da cidade, incluindo hospedagem, alimentação e outros de interesse dos usuários. Os equipamentos e serviços poderão ser atualizados de forma permanente e permite ao poder público extrair relatórios para apoiar a tomada de decisões de melhoria no município. A previsão de lançamento do projeto é em setembro de 2021. Responsável pela ação, PREFEITURA.

  • Museu de Águas de São Pedro

O projeto visa criar Museu que conte a história da cidade e possa atrair outras exposições. O projeto se desenvolverá em 3 etapas principais; Primeiro será feita a salvaguarda e informação do acervo histórico do município de Águas de São Pedro. Essa ação preveê recursos do Proac onde se aguarda a sua aprovação. Outra etapa será a criação de uma Associação amigos do museu e finalmente a criação e implementação do projeto físico. A prefeitura designou por portaria um grupo responsável para organizar o projeto que está sendo assessorado por uma equipe de Historiadores. Responsável pela ação, PREFEITURA e Comissão do Museu.

  • Casa Gioconda

O projeto visa obter um espaço, a fim de proporcionar vivências artísticas, especializações, conhecimento, lazer e bem-estar, além de reconhecer os profissionais em suas atuações das mais variadas expressões artísticas da cidade. A ação é desenvolvida por um coletivo que nasce do Programa Gioconda que tem por objetivo fomentar as Expressões Artísticas de todas as pessoas da cidade que trabalham com artes e artesanato e inseri-las no eixo turístico, além de contribuir para a construção de uma política pública no segmento da Cultura. Está em tratativas o coletivo passar a fazer parte da Associação Plantando Sonhos que a partir de julho de 2021 incorpora o tema cultura aos seus objetivos estatutários. Responsável pela ação, COLETIVO GIOCONDA.

  • Desenvolvimento humano e capacitação

A proposta objetiva promover capacitação e trazer informações e conhecimentos ao município por meio de cursos, palestras, workshops e outras atividades sócio educacionais. Está prevista a realização de um Ciclo de Palestras anuais, Trilha de capacitação em parceria com o SEBRAE Piracicaba e Monitoramento em áreas de Turismo Rural em parceria com o SENAR. Responsável pela ação, PLANTANDO SONHOS.

PROGRAMA – Gestão de excelência do SPA Thermal

O programa prevê o conjunto de projetos relacionados abaixo que visam tornar o equipamento uma referência de Saúde e Bem-estar em nível nacional. Responsável pela ação, PREFEITURA:

  • Passar a coordenação do SPA Thermal para a nova Secretaria de Turismo

O SPA é o atrativo mais importante do município e com potencial para tornar-se referência nacional saúde e bem-estar. Além de passar a gestão para a Secretaria de Turismo, Esportes e Thermal prevê-se criar um Conselho Consultivo com representantes da Secretaria da Saúde e do COMTUR que orientem para um desenvolvimento eficaz do equipamento.

  • Aplicativo SPA Thermal

É o desenvolvimento de um aplicativo que apresentará todos os serviços oferecidos pelo SPA, horários e os seus profissionais. Por ele poderá realizar-se agendamentos e pagamentos. Organizará as informações do equipamento e agilizará o processo de atendimento. O lançamento está previsto para setembro de 21.

  • Catalogar os benefícios resultantes da ingestão das águas e dos banhos

A ação visa reunir um conjunto de informações que deverão evidenciar o valor das águas e dos tratamentos ofertados no SPA e promover o equipamento por meio da divulgação dos seus resultados. Prevê-se também a edição de um livro sobre o tema.

  • Melhorar a capacidade e qualidade dos atendimentos

 O objetivo é investir em assessoria e capacitação humana e profissional que inclua conhecimentos de médico termal para toda a equipe.

  • Plano de comunicação

 O propósito da ação é divulgar a política de saúde com referência às águas minero-medicinais, para todos os profissionais de saúde e população do território nacional.

  • Incentivo a investidores e parceiros

A ação visa criar uma marca local, que poderá abranger produtos cosméticos, naturais e orgânicos, fabricados com as águas sulforosas da cidade, para serem comercializados nacionalmente.

PROGRAMA – Promoção e gestão de Eventos

O programa prevê um conjunto de ações relacionadas abaixo que visam tornar o município uma referência estadual em eventos culturais e esportivos, de saúde e bem-estar. Responsável pela ação, PREFEITURA:

  • Calendário de eventos

Consolidar um sistema de divulgação do calendário de eventos e manter registros dos resultados publicando de forma sistemática nas redes sociais.

  • Eventos em dias de semana

Realizar eventos das terças às sextas-feiras em parceria com outras secretarias municipais e a ACASP, para aumentar o fluxo turístico nesse período.

  • Plano de captação de recursos

Elaborar plano de captação de recursos junto a órgãos governamentais e empresas privadas,para os eventos e fazer a devida divulgação dos patrocinadores.

  • Plano de divulgação

Incrementar o plano de divulgação dos eventos nos diferentes veículos de comunicação, buscando opções criativas e eficientes.

  • Gestão de eventos

Criar sistema de gestão dos eventos melhorando, fundamentalmente, a comunicação entre os setores envolvidos

PROJETOS REALIZADOS

  • Turismo de base comunitária

Trata-se da criação de um roteiro de visitação protagonizado pela própria comunidade, que moram num entrono de até 5 km do centro do município, em chácaras.  No roteiro será possível conhecer a rotina desses espaços e pode tomar um café da manhã conhecer o sistema de produção, seus problemas e soluções. Será realizada uma capacitação em agosto pelo SENAR e depois serão criadas as experiências turísticas. Responsável pela ação, PLANTANDO SONHOS.

  • Calendário de Eventos