PROGRAMA DL TURISMO – águas de São Pedro

Observação: A sigla DL refere-se a Desenvolvimento Local

A PROPOSTA

Criar uma rede de pessoas e organizações do município de Águas de São Pedro que implementem projetos que foram definidos no Plano Diretor de Turismo e outros correlatos que sejam oportunidades para o desenvolvimento do turismo, que atraiam mais turistas e dinamizem a economia local.

REDE E GOVERNANÇA

Essa rede se inicia com as seguintes organizações: a Associação Plantando Sonhos, a ACASP – Associação Comercial de Águas de São Pedro, o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo e a Prefeitura Municipal de Águas de São Pedro.

PAPÉIS DE CADA PARCEIRO

Cada organização parceira propõe, realiza e faz a gestão dos projetos de sua responsabilidade.

PREFEITURA: implementa projetos de sua responsabilidade que são na sua grande maioria de Planejamento do Espaço Urbano, manutenção e promoção do turismo.

ACASP: Implementa projetos de sua competência vinculadas a pesquisas e melhoria do setor de comércio e serviços.

COMTUR: Articula a implementação de ações e projetos voltadas para políticas públicas e contribui para a melhoria de outros projetos em parceria.

PLANTANDO SONHOS: Implementa projetos vinculados ao seu objeto de trabalho, fundamentalmente voltados ao meio ambiente, horticultura e ao desenvolvimento cultural.

Cada parceiro divulga a sua ação nos seus meios de comunicação e vincula a sua ação ao Programa DL Turismo.

Outras organizações ou empresas ou movimentos poderão propor o desenvolvimento de algum projeto que esteja alinhado com o Plano Diretor de Turismo ou contribua diretamente para o desenvolvimento desta proposta.

PARCEIROS DO PROGRAMA DL TURISMO

EMPRESA DESENVOLVIMENTO LOCAL

Papel: Organizar toda a informação das propostas e resultados dos projetos e criar e disponibilizar no seu site uma página específica do Programa DL Turismo; Articular e trazer especialistas em desenvolvimento do turismo e projetos para, em palestras ou workshops trazer ideias, inovações e novas narrativas ao município e Assessorar na gestão do Programa.

Outros parceiros que desenvolvam projetos para o turismo podem se incorporar ao programa DL Turismo e contribuir para o desenvolvimento do município.

O MUNICÍPIO

Águas de São Pedro, que é uma cidade brasileira do estado de São Paulo, é a única Estância do país planejada e construída com a finalidade específica de ser um local de cura e lazer, garantias da qualidade de vida de seus habitantes e turistas. É o segundo menor município brasileiro em extensão territorial, 3,612 Km — o primeiro é o município de Santa Cruz de Minas/MG com 3,565 Km (IBGE)[1] — e faz somente limite de território com o município de São Pedro. Não existe indústria e nem zona rural, a cidade tem sua economia voltada exclusivamente ao turismo. Possui clima temperado, ligeiramente quente (28°C) no verão e ameno (8°C) no inverno, com dias ensolarados e noites frescas. Tem uma altitude ideal, 470 metros, sendo indicada tanto pra hipertensos como para quem tem pressão baixa.

Os propositores e executores do projeto se organizam em torno do Programa DL-Turismo Águas de São Pedro.

PROGRAMAS E PROJETOS

O Plano Diretor de Turismo orienta para organizar os projetos em 5 Programas que aqui chamaremos de EIXOS, a saber:
1. Governança e Legislação, 2. Pesquisas e Conhecimento do Turismo; 3. Planejamento do Espaço Urbano, 4. Estruturação da oferta e 5. Promoção do Turismo. Os programas organizados conforme, a figura abaixo, estabelecem o modelo de desenvolvimento do turismo do município.

Quadro extraído do Plano Diretor de Turismo de Águas de São Pedro. Pág. 131.

Site: https://www.comtur.asp.tur.br/o-comtur/plano-de-turismo

Na implementação dos projetos, propósito deste Programa DL Turismo, estaremos vinculando cada projeto ou ação a um dos eixos do modelo.

CONHEÇA OS PROJETOS DE CADA EIXO

Conteúdo Relacionado


[1] Site: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados.html?view=municipio (Acessado em 10/12/2020)

2 comentários

  1. Algumas ideias para incrementar o turismo.
    1- Construção de um parque infantil na área do gramado.
    2- Transformar a casa do fundador em um museu.
    3- Criar um lago na região do parque das águas aproveitando o vale formado pelo canal central.
    4- Implantar como matéria extra curricular a história da cidade para formação de guias turísticos mirins.
    5- Que o comércio local ofereça preços diferenciados para incentivar os munícipes a fazerem suas compras no município.

    Curtir

    1. Elisabeth, obrigado por ter compartilhado ideias. Como participo do Conselho de Turismo da Cidade vou comentar as suas ideias. Algumas como transformar a casa do fundador em museu e criar um lago no parque das águas já foram propostas em algum momento do planejamento do turismo. Outras como a do comércio podem ser levadas à ACASP que representa e trabalha pelo setor. Também você pode participar das reuniões do COMTUR toda terceira segunda feira do mês, a não ser em novembro que será no dia 08. O link é para a reunião é disponibilizado no face do Comtur Águas de São Pedro. Continue acompanhando os resultados do projeto e interagindo. Essa é uma forma do município se desenvolver, quando as pessoas interagem a inovação acontece.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s