GIOCONDA – Coletivo Cultural

Fomento as expressões artísticas

COMO SURGE

É uma iniciativa que nasceu no COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Águas de São Pedro – e é conduzido pelas representantes do Segmento Artistas e Artesãos.

QUAL A IDEA

Conhecer, reconhecer e escutar pessoas que atuam com expressões artísticas na cidade nos levou a um projeto que evoluiu para um programa, composto por vários projetos, o que nos abriu novas perspectivas, um olhar para o novo, para as possibilidades amplas, de multiplicidades, diversidades, do vislumbre de uma organização colaborativa e informal, com maior horizontalidade, mais flexível, na qual os combinados possam ser alterados de forma fácil, mais fluída, menos engessada; que promovam mais autonomia, maturidade e liberdade.

Diante dessa nova perspectiva, nessa fé em acreditar no novo, naquilo que pode ser leve e dinâmico, delineamos de forma mais precisa a identidade do Gioconda, o que levou as lideranças do Programa a optarem por deixar a Diretoria Cultural da Associação Plantando Sonhos, e continuar atuando como Coordenadoria do agora Coletivo Cultural Gioconda buscando manter o foco nos projetos e objetivos para que de forma conjunta possamos alcançar as metas almejadas.

COM QUE OBJETIVOS

OBJETIVOS

Fomentar as Expressões Artísticas de todas as pessoas da cidade que trabalham com artes e artesanato e contribuir para a construção de uma política pública no segmento da Cultura.

Promover a aproximação e reunião dos artistas e artesãos da cidade para que juntos promovam as artes e a cultura e assim, inserir o campo cultural no eixo turístico, oferecendo mais opções aos moradores, aos visitantes do município e turistas.

QUAL O SONHO

Criar um espaço, a “CASA GIOCONDA”, a fim de proporcionar  vivências artísticas, especializações, conhecimento, lazer e bem-estar, além de reconhecer os profissionais em suas atuações.

O local será definido por meio de parcerias (público e privado) dentro do município de Águas de São Pedro, de fácil acesso aos moradores e turistas, e que atenda às necessidades atuais dos profissionais e do público e possa adaptar-se às necessidades futuras.

EM RESUMO, NOS MOVEMOS PARA ÁGUAS

  • Tornar-se um local de referência para as artes e cultura;
  • Ter no produto local, artes e cultura, um patrimônio que trará uma relevante experiência turística;
  • Atrair o interesse de turistas e moradores através de ações voltadas às artes e a cultura;
  • Dinamizar a economia da cidade por meio da captação de alunos para os cursos e workshops oferecidos pelo espaço.

O QUE PODERÁ ACONTECER NA CASA GIOCONDA?

  • Mostras, feiras e exposições de artistas locais, abertas ao público;
  • Cursos, workshops, desde o básico ao aprimoramento de técnicas artísticas e artesanais;
  • Cursos específicos para pessoas de outras localidades em parceria com a oferta local de serviços de hospedagem e alimentação;
  • Espaços de coworking para artistas e artesãos da cidade, com divisão de ferramentas, bancadas, maquinários e utensílios que poderão ser locadas por hora de uso ou diária;
  • Atividades com os alunos do Ensino Fundamental e Médio da cidade, por exemplo, saraus, entre outras atividades;
  • Realizar exposições/mostras itinerantes – com variação de temas e estilos de artes;
  • Ações relacionadas a grupos específicos da cidade: melhor idade, alunos das escolas municipais, estaduais, comerciantes, artesãos, entre outros;
  • Parceria para venda de utensílios para artesanato, produtos como: colas, tintas, fios, tecidos, etc.
  • Sala multimídia: para apresentação de pequenos vídeos relacionados a exposições fixas ou itinerantes, e workshops.

COORDENAÇÃO

A Coordenadoria é formada por lideranças dos projetos vigentes que se dispuseram a trabalhar pelo Coletivo.
• Alice Quadrado – artes plásticas, artesanato e curadoria;
• Antonio Pires – fotografia e artes visuais;
• Carla Moraes – consultoria em projetos sociais e culturais;
• Cidinha Cintra – cerâmica;
• Daniele Monge – artesanato, feiras e vendas;
• Sandra Ulrich – bordado.

AÇÕES E PROJETOS

EM ANDAMENTO

Estabelecer Espaços de Interação

  • Foram previstos e realizados três encontros remotos para apresentação e reconhecimento entre os artistas e artesãos e criou-se o Grupo Programa Gioconda no Whatsapp para servir de: meio de comunicação e interação entre os participantes; construir um Banco de Ideias, além de atender solicitações de informações para o desenvolvimento de novos projetos.
  • Foi criado o Boletim Informativo Gioconda que tem por objetivo noticiar sobre as ações e os Projetos em andamento e reportar assuntos de interesse que dizem respeito às Artes, Artesanias e Cultura. O Boletim Gioconda é postado primeiro no Grupo do Whatsapp e despois disponibilizado neste site linkBoletim.

Artes, Artesanato e Habilidades Manuais

A ação visa descrever o trabalho dos profissionais das artes, via Banco de Dados Gioconda, dar visibilidade e disponibilizar contato para compra, ou mesmo para que o munícipe ou turista possa viver alguma experiência com a arte, o artesanato e a cultura.

As informações serão disponibilizadas em aplicativo que a Prefeitura está desenvolvendo para disponibilizar os equipamentos, atrativos e serviços da cidade.

EM PLANEJAMENTO

Coletivo BORDANDO ÁGUAS

A ação: Coletivo Bordando Águas propõe a reunião de artistas e artesãos cadastrados no Programa Gioconda, que têm o bordado como linguagem expressiva, na elaboração de um Projeto, que tem como objeto criar um Produto Local em que se use o bordado para retratar Águas, utilizando várias técnicas e habilidades; os bordados terão como fonte de inspiração a paisagem local; edificações significativas: portal, capela, igreja, fontanário, etc.; a flora local: primaveras, a flor símbolo da cidade, ipês, etc.; a fauna local: aves, pássaros, quatis, etc.; e, como justificativa, o resgaste histórico do bordado na cidade, a possibilidade de sustentabilidade através da comercialização dos produtos desenvolvidos, e a visibilidade do minicípio a partir de uma identidade.

Adquirir um espaço físico – CASA GIOCONDA

Espaço que seja referência em cultura e arte e que reúna informações e os desejos e anseios de artistas e artesãos e criar um espaço dinâmico e multidisciplinar que contemplem ações relacionadas à arte e ao artesanato direcionadas à comunidade de Águas e aos turistas.

REALIZADOS

Mapeamento do campo cultural e artístico da cidade

Foi realizado um cadastramento para identificar os profissionais da cidade que desenvolvem alguma expressão artística.