ALAMEDA DOS MANACÁS

O dicionário virtual, Dicio, define o significado de Alameda[1] como substantivo feminino, rua, avenida ou passeio arborizado. E na Wikipédia diz referir-se a[2]: Uma via de trânsito larga e arborizada, também conhecida como boulevard.

A ideia do projeto é justamente arborizar toda a extensão da calçada onde está instalada a associação. São aproximadamente 200 metros de calçada onde foram plantadas de cada um dos lados, um próximo às guias e o outro no início do terreno o que vai propiciar um caminho embelezado com arvores coloridas. No planejamento se pensou em algumas espécies até definir-se pelo Manacá da Serra.

O manacá fotografado por Bianca Oliveira no Rui Sanglard[3]

O que motivou essa decisão foram a suas flores coloridas e o movimento que elas produzem à medida que a planta se desenvolve.

Essa planta nativa e tem um grande apelo paisagístico e ode atingir até 12 metros de altura e o diâmetro de seu tronco, 30 centímetros. Suas folhas são rijas. Apresenta flores de diversas cores e que mudam de coloração, do branco ao roxo passando pelo rosa. Costuma florir entre os meses de Novembro e Fevereiro; a frutificação costuma ocorrer em fevereiroMarço[4].

Para efetivar o projeto eram necessárias 76 mudas. A associação fez então uma campanha pelo facebook para captar recursos para a compra das mudas e do adubo. A comunidade de Águas de São Pedro correspondeu rapidamente e em 10 dias se conseguiu o recurso.

Em dezembro de 2020 foram plantados os 76 Manacás da Serra com a participação de mais de 15 voluntários. E agora foi definido uma grade de responsáveis para as regas e outros cuidados. Agora é acompanhar para que em breve a Alameda fique sombreada e colorida.

Aproveitamos para deixar a nossa homenagem aos associados que precisaram se resguardar e de casa nos enviaram bons fluídos. E, apesar do ano difícil, não deixamos e não vamos parar de sonhar e principalmente fazer acontecer.

Temos muito pela frente e com a alegria de sempre seguimos!

O embelezamento teve um propósito estético e de bem-estar que vai para além do belo. O objetivo com essa ação é poder dar exemplo à comunidade de que é possível transformar um local a partir de um sonho, uma ideia, um desejo e que para fazer acontecer é preciso realizar relacionamentos e envolvendo pessoas para a defesa de uma causa.

Incentivar outras iniciativas para embelezar a cidade é um outro propósito que o município também definiu na sua visão de futuro no seu plano municipal de turismo.

Seguimos em frente!

Muito obrigado a todos os doadores que tornaram possível mais este projeto!


[1] https://www.dicio.com.br/alameda/

[2] https://pt.wikipedia.org/wiki/Alameda

[3] http://acervo.avozdaserra.com.br/noticias/leitores-fotografam-manacas-em-flor-pela-cidade

[4] https://pt.wikipedia.org/wiki/Tibouchina_mutabilis


Veja outros projetos da Associação!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s