Boletim DL Turismo

Pesquisa de demanda turística

A ACASP Associação Comercial de Águas de São Pedro mostra os resultados de mais uma pesquisa de demanda turística de Águas de São Pedro. A ação prevista no Plano Diretor de Turismo além de atender a uma exigência legal da Secretaria de Estado de Turismo apresenta informações que podem auxiliar gestores públicos e privados a tomar decisões. Confira a análise do estudo. Ainda em maio lançaremos nova pesquisa envolvendo também moradores para avaliação de serviços e equipamentos. Acesse abaixo a pesquisa ou clique para fazer download Pesquisa de demanda turística

Ecomuseu da Cidade

A cidade de Águas de São Pedro se organiza para elaborar um projeto de criação de um Ecomuseu. A ideia não é ter somente um espaço específico de exposição, mas um conjunto de espaços onde as pessoas possam interagir com diversos elementos históricos da cidade.

“Um Ecomuseu é uma forma dinâmica pela qual as comunidades preservam, interpretam e gerenciam seu patrimônio para um desenvolvimento sustentável”[1]

Locais como a Torre Baloni, Caldeira antiga do SPA termal, entre outros, poderão fazer parte desse complexo que também pode incluir plataformas digitais.

O convite então é para que a comunidade participe do processo de elaboração e execusão deste projeto. “Um Ecomuseu é baseado em um acordo comunitário” [2]

E VOCÊ PODE PARTICIPAR DESSE ACORDO

Realizaremos 1 Fórum no dia 31/05/2022 das 18h30 às 20h

À medida que surjam ideias de projetos e necessidade de formar grupos específicos para desenvolver, as pessoas que desejarem poderão participar.

[1]; [2] https://en.wikipedia.org/wiki/Ecomuseum Acesso em 26/01/2022

CONHEÇA um pouco mais da PROPOSTA clicando no link abaixo e venha participar deste importante projeto da cidade.

Conheça o conceito de ECOMUSEU

O proposta será executada no âmbito do Programa DL Turismo que envolve os seguintes parceiros. Prefeitura Municipal. ACASP. PLANTANDO SONHOS e COMTUR.

Conteúdo Relacionado

ddd


Águas de São Pedro trata de projeto binacional com o Consulado Geral do México

Representantes do Programa DL Turismo Águas de São Pero e do Consulado Geral do México em São Paulo se reuniram para tratar de parceria binacional, envolvendo a cidade de Águas de São Pedro e uma outra cidade do México, ainda a ser identificada pelo Consulado.

A proposta consiste em realizar intercâmbios entre as cidades que tenham atrativos, produtos e serviços turísticos similares para promover aprendizagens e desenvolver projetos em conjunto. “Tratar de temas de interesse comum, como modelos de desenvolvimento no turismo, desenvolvimento e promoção de produtos turísticos, Marketing turístico com identidade territorial, entre outros, poderão beneficiar ambas as cidades”, comenta Jorge Duarte, presidente do COMTUR que representou o Programa DL Turismo Águas de São Pedro na reunião.

Estiveram presentes pelo Consulado Geral do México, Bruno César Silva, Assessor do Consul, José Alberto Lima Gutierrez, Consul Geral Adjunto e Miguel Angel Salas Mendez, Consul de promoção cultural, economia e turismo. “Muitas são as possibilidades de intercâmbio com cidades do México” afirma Alberto Lima.

O país investe de forma significativa no turismo e as experiências de um lado e de outro deverão contribuir para o desenvolvimento dessas localidades. “No âmbito da cultura, principalmente com artes e o artesanato muitas ações podem vir a ser realizadas”, menciona Miguel Salas, que considera a iniciativa muito promissora e que poderá fomentar importantes coisas para o turismo em ambas cidades.

Da esquerda para a direita. Alberto Lima, Consul Adjunto do México, Jorge Duarte, presidente do COMTUR, Miguel Salas, Consul de promoção cultural, economia e turismo, no Consulado Geral do México em 18/11/2021

O próximo passo será identificar e acordar sobre a escolha da cidade e articular os seus representantes no México que estabelecerão contato com o município de Águas. Após essa ação o Programa oficializará a solicitação de parceria ao Consul Geral do México com os objetivos mencionados acima e as responsabilidades de cada um. Um acontecimento diferente, inovador e que deverá abrir novos horizontes para a cidade de Águas de São Pedro, diz o prefeito João Victor.

A reunião aconteceu no Consulado Geral do México em São Paulo no dia 18/11/2021. Antes, o assessor do Consul e o próprio Consul Geral do México fizeram uma visita ao município ainda no final de 2020, quando estabeleceram um contato inicial com a Associação Comercial e a Prefeitura.

Representantes do Consulado Geral do México, vereança e executivo municipal em jantar no restaurante mexicano “Mi Hermana” em outubro de 2020

Bruno acabou participando da reunião do COMTUR de novembro deste ano 2021, quando reafirmou o desejo de aproximação com o município para estabelecer algum tipo de parceria. Foi quando o presidente do COMTUR agendou uma reunião para iniciar as tratativas em nome do Programa DL Turismo. A expectativa é de iniciar o projeto no primeiro trimestre de 2022 e “as possibilidades poderão ser inúmeras”, destaca Jorge Duarte.

Sobre o Programa DL Turismo, o objetivo é viabilizar e implementar, em rede, o conjunto de projetos definidos no Plano Diretor de Turismo. As entidades que fazem parte do programa são: COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, ACASP – Associação Comercial de Águas de São Pedro e a Prefeitura Municipal. Para conhecer mais do programa acesse https://desenvolvimentolocal.com/aguas-de-sao-pedro/