ACASP, COMTUR e Prefeitura realizam pesquisa de impacto do Natal Iluminado
O objetivo era avaliar os resultados dos estabelecimentos. Os dados apontam aspectos de aumento de público e faturamento, além de ter melhorado o atendimento ao cliente por consequência de investimentos e participação em capacitações oferecidas pelo Senac.
O material também auxiliou a reunião de avaliação proposta pela prefeitura realizada no dia 23/01/23 no Centro de Exposições e Eventos.

Clique na figura e confira os dados. E, sempre que acionado com pesquisas para melhorar o turismo e a cidade não deixe de participar
N
ENCONTRO DE BORDADEIRAS DE ÁGUAS DE SÃO PEDRO E DE CIDADES DO MÉXICO
Bordadeiras de Águas de São Pedro – Brasil e das cidades de Actopan e Chilcuautla do México reuniram-se virtualmente no dia 26 de setembro último, com o objetivo de trocar saberes sobre arte têxtil e cultura locais.
A ação, que faz parte de convênio internacional firmado entre essas cidades e prevê intercâmbios em gestão do turismo, além do segmento cultural.

Por Águas de São Pedro, além das bordadeiras, participaram representantes da Secretaria Municipal de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo e pelas cidades de Chilcualtla e Actopan, as Secretarias de Turismo.
Neste primeiro encontro, cada grupo apresentou a técnica que mais emprega e mostrou as peças posicionando-as frente da câmara do computador e do celular.

Aconteceu importante troca de experiências, em especial, conversou-se sobre a importância de se imprimir a identidade local às peças bordadas, relata Sandra Ulrich, idealizadora do grupo Bordando Águas.
As bordadeiras do México apresentaram a técnica do bordado pré-hispânico, cujos motivos representam flores ou figuras simétricas. São bordados em tecidos de tela e utilizados para a confecção de faixas para a cintura, que são muito utilizadas pelas mulheres, e também em xales, ponches, vestimentas.
Também foi apresentada uma técnica artística utilizando o alumínio, no qual são desenhados edifícios do patrimônio histórico local ou temáticas religiosas, que são reproduzidas com a intenção de venda como souvenirs ou recordação.

As bordadeiras brasileiras, por sua vez, apresentaram os bordados utilizando a técnica do bordado livre ou o ponto cruz, utilizadas de variadas formas: em vestimentas, colchas, quadros, mini bastidores que são utilizados como pingentes, folhas e outros suportes.
Os motivos versam entre florais, poesia, temáticas infantis e patrimônio histórico.
As bordadeiras de ambos os países demonstraram encantamento ao conhecer os trabalhos umas das outras. Emocionante o encontro relatou Isabel bordadeira de uma das cidades mexicanas.

Foi um sucesso, o primeiro encontro entre as bordadeiras, destacaram os representantes Daniel Martines e Jorge Vasquez das cidades de Chilcualtla e Actopan respectivamente, menção confirmada por Cesar Siboldi secretário de turismo de Águas de São Pedro.
Estão previstos encontros bimestrais para aprofundar mais sobre as técnicas empregadas em cada cidade, formas de comercialização e outros temas culturais, confirmou Sandra Ulrich, que tem, junto com o grupo Bordando Águas, o grande desafio de buscar uma identidade do municípiode Águas nessa arte do bordado.
Estiveram presentes ao encontro, pelo Brasil: Alice Quadrado, Cidinha Cintra, Cesar Siboldi, Ana Garcia Barnabé, Edna Mara, Flávia Cividanis, Jorge Duarte, Marilei Camargo e Sandra Ulrich. Pelo México: Jorge Valente Martínez Vázquez, Daniel Martinez, Astrid Gonzalez, Lidia Mara Lopes e Dna. Isabel.
Mais informações do convênio internacional
Avança PROJETO INTERNACIONAL entre Águas de São Pedro e Actopan cidade do México
Representantes da Prefeitura, COMTUR, ACASP e Associação Plantando Sonhos reuniram-se em 17/05/2022 com equipe da prefeitura da cidade de Actopan das áreas de desenvolvimento econômico, comunicação e turismo. Essa cidade do México tem 280 Km2 e mais de 55.000 habitantes
O objetivo é realizar intercâmbio — VINCULACIÓN INTERNACIONAL, como dizem os mexicanos –na área de gestão do turismo e cultura e desenvolver projetos em conjunto.

Cada cidade fez uma apresentação sobre as suas características sócio econômicas e culturais e buscaram identificar interesses para elaboração do projeto.
As primeiras ações estão sendo organizadas para acontecerem ainda no primeiro semestre de 2022. Artesãos de Actopan com apoio da municipalidade estão organizando uma oficina para capacitar artesãos da cidade de Águas em técnicas de bordados. As manualidades desse local refletem a história e a cultura da cidade que foi fundada em 1424. Considerando que Águas é uma cidade nova com apenas 83 anos espera-se muita aprendizagem e vivências memoráveis nessa relação.

Por outro lado a cidade de Águas estará organizando uma oficina sobre gestão do desenvolvimento do turismo com foco nos papeis da iniciativa privada e poder público. Ainda que o município precise avançar na consolidação do planejamento e implementação de projetos em parceria público – privada, essa prática vem aumentando. Deverão ser articuladas outras cidades da Região Turística Serra do Itaqueri para apresentarem as suas experiência e não se descarta a incorporação de algumas cidades ao projeto.
Outro tema que poderá entrar na pauta é a gastronomia. Com a longa história dessa cidade de Acopan e a oferta de Águas no segmento, que pode atrair a parceria do Centro Universitário Senac, será possível desenvolver relevantes atividades. Conhecimento e aprendizagem serão abundantes. Foi o que os representantes de ambas cidades manifestaram no final do primeiro de muitos encontros.
Matéria relacionada de novembro de 2021
Águas de São Pedro trata de projeto binacional com o Consulado Geral do México
Representantes do Programa DL Turismo Águas de São Pero e do Consulado Geral do México em São Paulo se reuniram para tratar de parceria binacional, envolvendo a cidade de Águas de São Pedro e uma outra cidade do México, ainda a ser identificada pelo Consulado.
A proposta consiste em realizar intercâmbios entre as cidades que tenham atrativos, produtos e serviços turísticos similares para promover aprendizagens e desenvolver projetos em conjunto. “Tratar de temas de interesse comum, como modelos de desenvolvimento no turismo, desenvolvimento e promoção de produtos turísticos, Marketing turístico com identidade territorial, entre outros, poderão beneficiar ambas as cidades”, comenta Jorge Duarte, presidente do COMTUR que representou o Programa DL Turismo Águas de São Pedro na reunião.
Estiveram presentes pelo Consulado Geral do México, Bruno César Silva, Assessor do Consul, José Alberto Lima Gutierrez, Consul Geral Adjunto e Miguel Angel Salas Mendez, Consul de promoção cultural, economia e turismo. “Muitas são as possibilidades de intercâmbio com cidades do México” afirma Alberto Lima.
O país investe de forma significativa no turismo e as experiências de um lado e de outro deverão contribuir para o desenvolvimento dessas localidades. “No âmbito da cultura, principalmente com artes e o artesanato muitas ações podem vir a ser realizadas”, menciona Miguel Salas, que considera a iniciativa muito promissora e que poderá fomentar importantes coisas para o turismo em ambas cidades.

O próximo passo será identificar e acordar sobre a escolha da cidade e articular os seus representantes no México que estabelecerão contato com o município de Águas. Após essa ação o Programa oficializará a solicitação de parceria ao Consul Geral do México com os objetivos mencionados acima e as responsabilidades de cada um. Um acontecimento diferente, inovador e que deverá abrir novos horizontes para a cidade de Águas de São Pedro, diz o prefeito João Victor.
A reunião aconteceu no Consulado Geral do México em São Paulo no dia 18/11/2021. Antes, o assessor do Consul e o próprio Consul Geral do México fizeram uma visita ao município ainda no final de 2020, quando estabeleceram um contato inicial com a Associação Comercial e a Prefeitura.

Bruno acabou participando da reunião do COMTUR de novembro deste ano 2021, quando reafirmou o desejo de aproximação com o município para estabelecer algum tipo de parceria. Foi quando o presidente do COMTUR agendou uma reunião para iniciar as tratativas em nome do Programa DL Turismo. A expectativa é de iniciar o projeto no primeiro trimestre de 2022 e “as possibilidades poderão ser inúmeras”, destaca Jorge Duarte.
Sobre o Programa DL Turismo, o objetivo é viabilizar e implementar, em rede, o conjunto de projetos definidos no Plano Diretor de Turismo. As entidades que fazem parte do programa são: COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, ACASP – Associação Comercial de Águas de São Pedro e a Prefeitura Municipal. Para conhecer mais do programa acesse https://desenvolvimentolocal.com/aguas-de-sao-pedro/
EMPREENDEDORES SE ORGANIZAM PARA O NATAL ILUMINADO
Dando a continuidade às ações de planejamento do “NATAL ILUMINADO” aconteceu em 20/09/22 reunião com representantes dos empresários da cidade de Águas de São Pedro para compartilhar os resultados do “word café” — dinâmica de grupo, em que os participantes a partir de perguntas desafiadoras interagem e propõe soluções – realizado em 15/09, ação que também ocorreu no Centro Universitário Senac.

Os resultados foram compilados a partir de 4 questões respondidas por grupos de trabalho com as devidas sugestões. Foram elas:
-
- O que esperamos que seja feito no natal
-
- O que podemos fazer dentro dos empreendimentos
-
- Qual a importância da qualificação das pessoas que estão à frente do negócio, e
-
- O que podemos fazer pelos clientes e turistas
As principias sugestões apontaram para questões de melhoria da Infraestrutura
como: banheiros, limpeza, estacionamento, sinalização, divulgação e articulação
para que o trenzinho da cidade funcione no período de natal durante a semana, que
são ações voltadas para a Prefeitura realizar. Outras como decoração dos
próprios comércios, melhoria das vitrines, ampliação do horário de atendimento
e encantamento do cliente que são de responsabilidade do setor privado e que
serão auxiliadas pela Acasp na sua implementação.
Capacitação dos atendentes é outro ponto de atenção e o Senac estará desenvolvendo
programas contribuindo para uma oferta de excelência. Ao Comtur caberá incentivar
o poder público e iniciativa privada a realizar intervenções que ampliem a
acessibilidade para pessoas com deficiência e desenvolver pesquisas de
satisfação dos clientes e com o próprio comercio para avaliar os impactos
econômicos do projeto. E, as empresas Eccus Lithing e Kidi+ cuidarão da decoração da cidade e da programação natalina.
As propostas começaram a ser organizadas de modo a definir responsáveis pelas ações específicas por meio da ferramenta 5W2H.


E agora cada responsável deverá complementar as informações junto com outros colaboradores e definir cronograma para depois implementar as ações que serão realizadas pelos parceiros do projeto e toda a comunidade empresarial da cidade.
Parceiros

BEM VINDO AO NOSSO NATAL ILUMINADO
Em clima natalino aconteceu evento “Natal Iluminado” para 70 empresários da cidade de Águas de São Pedro no Centro Universitário Senac.
Viver experiências foi a tônica da noite. Os convidados foram recepcionados ainda na Secretaria de Turismo e transportados até o local do evento de trenzinho, acompanhados de artistas com vestimentas temáticas. Na chegada se depararam com um local lindamente decorado e iluminado, projetando a grandeza do espetáculo que a cidade vai proporcionar à comunidade e aos turistas neste final de ano. Antes de entrar à sala que estava disponibilizada com mesas para formar pequenos grupos, as pessoas começaram a degustar um exemplar serviço de bebidas e alimentação oferecido pela organização anfitriã e executado por uma turma de alunos altamente qualificados.

As empresas Eccus Lighting e KIdi+ responsáveis pela execução do projeto Natal Iluminado apresentaram a proposta e na sequência foi realizado um “word café”, dinâmica de grupo, em que os participantes a partir de perguntas desafiadoras interagem e propõe soluções.
Surgiram ideias para melhoria da Infraestrutura, ampliação do horário de atendimento e decoração dos comércios. O desafio de superar as expectativas dos turistas incorporou-se em todos, que reconheceram a importância de capacitar funcionários e os próprios gestores para efetivar esse propósito. No final o Senac se colocou à disposição da cidade e dos comerciantes para contribuir com tudo que for possível no âmbito da capacitação.

O prefeito encerrou o evento afirmando a visão de tornar Águas de São Pedro uma referência nacional em eventos natalinos. O caminho é juntar forças, pontuou o executivo. “Sozinho nada se faz” e incentivou a que os empresários se fortaleçam junto à ACASP para tratar dos temas de interesse comum e que favoreçam a todos.
Destaques da noite para importantes manifestações dos participantes que enunciaram frases como “Devemos encantar o turista a ponto que falem “FUI PARA ÁGUAS, FIQUEI FELIZ E VOU VOLTAR”.
Ao final da noite todos os presentes tinham incorporado o projeto como NOSSO. O trabalho para que o natal seja de todos e de cada munícipe continua. E, assim estaremos preparados e saberemos dizer à chegada do turista. “BEM VINDO AO NOSSO NATAL ILUMINADO”
Foram parceiros do evento

Conheça o Programa
Ecomuseu da Cidade
A cidade de Águas de São Pedro se organiza para elaborar um projeto de criação de um Ecomuseu. A ideia não é ter somente um espaço específico de exposição, mas um conjunto de espaços onde as pessoas possam interagir com diversos elementos históricos da cidade.
“Um Ecomuseu é uma forma dinâmica pela qual as comunidades preservam, interpretam e gerenciam seu patrimônio para um desenvolvimento sustentável”[1]
Locais como a Torre Baloni, Caldeira antiga do SPA termal, entre outros, poderão fazer parte desse complexo que também pode incluir plataformas digitais.
O convite então é para que a comunidade participe do processo de elaboração e execusão deste projeto. “Um Ecomuseu é baseado em um acordo comunitário” [2]
E VOCÊ PODE PARTICIPAR DESSE ACORDO
Realizaremos 1 Fórum no dia 31/05/2022 das 18h30 às 20h
À medida que surjam ideias de projetos e necessidade de formar grupos específicos para desenvolver, as pessoas que desejarem poderão participar.
[1]; [2] https://en.wikipedia.org/wiki/Ecomuseum Acesso em 26/01/2022
CONHEÇA um pouco mais da PROPOSTA clicando no link abaixo e venha participar deste importante projeto da cidade.
Conheça o conceito de ECOMUSEU
O proposta será executada no âmbito do Programa DL Turismo que envolve os seguintes parceiros. Prefeitura Municipal. ACASP. PLANTANDO SONHOS e COMTUR.
Conteúdo Relacionado
ddd