Boletim DL Turismo

EMPREENDEDORES SE ORGANIZAM PARA O NATAL ILUMINADO

Dando a continuidade às ações de planejamento do “NATAL ILUMINADO” aconteceu em 20/09/22 reunião com representantes dos empresários da cidade de Águas de São Pedro para compartilhar os resultados do “word café” — dinâmica de grupo, em que os participantes a partir de perguntas desafiadoras interagem e propõe soluções – realizado em 15/09, ação que também ocorreu no Centro Universitário Senac.

Os resultados foram compilados a partir de 4 questões respondidas por grupos de trabalho com as devidas sugestões. Foram elas:

  • O que esperamos que seja feito no natal
  • O que podemos fazer dentro dos empreendimentos
  • Qual a importância da qualificação das pessoas que estão à frente do negócio, e
  • O que podemos fazer pelos clientes e turistas

As principias sugestões apontaram para questões de melhoria da Infraestrutura
como: banheiros, limpeza, estacionamento, sinalização, divulgação e articulação
para que o trenzinho da cidade funcione no período de natal durante a semana, que
são ações voltadas para a Prefeitura realizar. Outras como decoração dos
próprios comércios, melhoria das vitrines, ampliação do horário de atendimento
e encantamento do cliente que são de responsabilidade do setor privado e que
serão auxiliadas pela Acasp na sua implementação.

Capacitação dos atendentes é outro ponto de atenção e o Senac estará desenvolvendo
programas contribuindo para uma oferta de excelência. Ao Comtur caberá incentivar
o poder público e iniciativa privada a realizar intervenções que ampliem a
acessibilidade para pessoas com deficiência e desenvolver pesquisas de
satisfação dos clientes e com o próprio comercio para avaliar os impactos
econômicos do projeto. E, as empresas Eccus Lithing e Kidi+ cuidarão da decoração da cidade e da programação natalina.

As propostas começaram a ser organizadas de modo a definir responsáveis pelas ações específicas por meio da ferramenta 5W2H.

E agora cada responsável deverá complementar as informações junto com outros colaboradores e definir cronograma para depois implementar as ações que serão realizadas pelos parceiros do projeto e toda a comunidade empresarial da cidade.

Parceiros


 

BEM VINDO AO NOSSO NATAL ILUMINADO

Em clima natalino aconteceu evento “Natal Iluminado” para 70 empresários da cidade de Águas de São Pedro no Centro Universitário Senac.

Viver experiências foi a tônica da noite. Os convidados foram recepcionados ainda na Secretaria de Turismo e transportados até o local do evento de trenzinho, acompanhados de artistas com vestimentas temáticas. Na chegada se depararam com um local lindamente decorado e iluminado, projetando a grandeza do espetáculo que a cidade vai proporcionar à comunidade e aos turistas neste final de ano. Antes de entrar à sala que estava disponibilizada com mesas para formar pequenos grupos, as pessoas começaram a degustar um exemplar serviço de bebidas e alimentação oferecido pela organização anfitriã e executado por uma turma de alunos altamente qualificados.

As empresas Eccus Lighting e KIdi+ responsáveis pela execução do projeto Natal Iluminado apresentaram a proposta e na sequência foi realizado um “word café”, dinâmica de grupo, em que os participantes a partir de perguntas desafiadoras interagem e propõe soluções.

Surgiram ideias para melhoria da Infraestrutura, ampliação do horário de atendimento e decoração dos comércios. O desafio de superar as expectativas dos turistas incorporou-se em todos, que reconheceram a importância de capacitar funcionários e os próprios gestores para efetivar esse propósito. No final o Senac se colocou à disposição da cidade e dos comerciantes para contribuir com tudo que for possível no âmbito da capacitação.

O prefeito encerrou o evento afirmando a visão de tornar Águas de São Pedro uma referência nacional em eventos natalinos. O caminho é juntar forças, pontuou o executivo. “Sozinho nada se faz” e incentivou a que os empresários se fortaleçam junto à ACASP para tratar dos temas de interesse comum e que favoreçam a todos.

Destaques da noite para importantes manifestações dos participantes que enunciaram frases como “Devemos encantar o turista a ponto que falem “FUI PARA ÁGUAS, FIQUEI FELIZ E VOU VOLTAR”.

Ao final da noite todos os presentes tinham incorporado o projeto como NOSSO. O trabalho para que o natal seja de todos e de cada munícipe continua. E, assim estaremos preparados e saberemos dizer à chegada do turista. “BEM VINDO AO NOSSO NATAL ILUMINADO”

Foram parceiros do evento


 

Conheça o Programa


 

Avança PROJETO INTERNACIONAL entre Águas de São Pedro e Actopan cidade do México

Representantes da Prefeitura, COMTUR, ACASP e Associação Plantando Sonhos reuniram-se em 17/05/2022 com equipe da prefeitura da cidade de Actopan das áreas de desenvolvimento econômico, comunicação e turismo. Essa cidade do México tem 280 Km2 e mais de 55.000 habitantes

O objetivo é realizar intercâmbio — VINCULACIÓN INTERNACIONAL, como dizem os mexicanos –na área de gestão do turismo e cultura e desenvolver projetos em conjunto.

Cada cidade fez uma apresentação sobre as suas características sócio econômicas e culturais e buscaram identificar interesses para elaboração do projeto.

As primeiras ações estão sendo organizadas para acontecerem ainda no primeiro semestre de 2022. Artesãos de Actopan com apoio da municipalidade estão organizando uma oficina para capacitar artesãos da cidade de Águas em técnicas de bordados. As manualidades desse local refletem a história e a cultura da cidade que foi fundada em 1424. Considerando que Águas é uma cidade nova com apenas 83 anos espera-se muita aprendizagem e vivências memoráveis nessa relação.

Por outro lado a cidade de Águas estará organizando uma oficina sobre gestão do desenvolvimento do turismo com foco nos papeis da iniciativa privada e poder público. Ainda que o município precise avançar na consolidação do planejamento e implementação de projetos em parceria público – privada, essa prática vem aumentando. Deverão ser articuladas outras cidades da Região Turística Serra do Itaqueri para apresentarem as suas experiência e não se descarta a incorporação de algumas cidades ao projeto.

Outro tema que poderá entrar na pauta é a gastronomia. Com a longa história dessa cidade de Acopan e a oferta de Águas no segmento, que pode atrair a parceria do Centro Universitário Senac, será possível desenvolver relevantes atividades. Conhecimento e aprendizagem serão abundantes. Foi o que os representantes de ambas cidades manifestaram no final do primeiro de muitos encontros.


 

Matéria relacionada de novembro de 2021

Águas de São Pedro trata de projeto binacional com o Consulado Geral do México

Representantes do Programa DL Turismo Águas de São Pero e do Consulado Geral do México em São Paulo se reuniram para tratar de parceria binacional, envolvendo a cidade de Águas de São Pedro e uma outra cidade do México, ainda a ser identificada pelo Consulado.

A proposta consiste em realizar intercâmbios entre as cidades que tenham atrativos, produtos e serviços turísticos similares para promover aprendizagens e desenvolver projetos em conjunto. “Tratar de temas de interesse comum, como modelos de desenvolvimento no turismo, desenvolvimento e promoção de produtos turísticos, Marketing turístico com identidade territorial, entre outros, poderão beneficiar ambas as cidades”, comenta Jorge Duarte, presidente do COMTUR que representou o Programa DL Turismo Águas de São Pedro na reunião.

Estiveram presentes pelo Consulado Geral do México, Bruno César Silva, Assessor do Consul, José Alberto Lima Gutierrez, Consul Geral Adjunto e Miguel Angel Salas Mendez, Consul de promoção cultural, economia e turismo. “Muitas são as possibilidades de intercâmbio com cidades do México” afirma Alberto Lima.

O país investe de forma significativa no turismo e as experiências de um lado e de outro deverão contribuir para o desenvolvimento dessas localidades. “No âmbito da cultura, principalmente com artes e o artesanato muitas ações podem vir a ser realizadas”, menciona Miguel Salas, que considera a iniciativa muito promissora e que poderá fomentar importantes coisas para o turismo em ambas cidades.

Da esquerda para a direita. Alberto Lima, Consul Adjunto do México, Jorge Duarte, presidente do COMTUR, Miguel Salas, Consul de promoção cultural, economia e turismo, no Consulado Geral do México em 18/11/2021

O próximo passo será identificar e acordar sobre a escolha da cidade e articular os seus representantes no México que estabelecerão contato com o município de Águas. Após essa ação o Programa oficializará a solicitação de parceria ao Consul Geral do México com os objetivos mencionados acima e as responsabilidades de cada um. Um acontecimento diferente, inovador e que deverá abrir novos horizontes para a cidade de Águas de São Pedro, diz o prefeito João Victor.

A reunião aconteceu no Consulado Geral do México em São Paulo no dia 18/11/2021. Antes, o assessor do Consul e o próprio Consul Geral do México fizeram uma visita ao município ainda no final de 2020, quando estabeleceram um contato inicial com a Associação Comercial e a Prefeitura.

 

Representantes do Consulado Geral do México, vereança e executivo municipal em jantar no restaurante mexicano “Mi Hermana” em outubro de 2020

Bruno acabou participando da reunião do COMTUR de novembro deste ano 2021, quando reafirmou o desejo de aproximação com o município para estabelecer algum tipo de parceria. Foi quando o presidente do COMTUR agendou uma reunião para iniciar as tratativas em nome do Programa DL Turismo. A expectativa é de iniciar o projeto no primeiro trimestre de 2022 e “as possibilidades poderão ser inúmeras”, destaca Jorge Duarte.

Sobre o Programa DL Turismo, o objetivo é viabilizar e implementar, em rede, o conjunto de projetos definidos no Plano Diretor de Turismo. As entidades que fazem parte do programa são: COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, ACASP – Associação Comercial de Águas de São Pedro e a Prefeitura Municipal. Para conhecer mais do programa acesse https://desenvolvimentolocal.com/aguas-de-sao-pedro/


 

Matérias de outros projetos

Pesquisa de demanda turística

A ACASP Associação Comercial de Águas de São Pedro mostra os resultados de mais uma pesquisa de demanda turística de Águas de São Pedro. A ação prevista no Plano Diretor de Turismo além de atender a uma exigência legal da Secretaria de Estado de Turismo apresenta informações que podem auxiliar gestores públicos e privados a tomar decisões. Confira a análise do estudo. Ainda em maio lançaremos nova pesquisa envolvendo também moradores para avaliação de serviços e equipamentos. Acesse abaixo a pesquisa ou clique para fazer download Pesquisa de demanda turística

 

 


 

Ecomuseu da Cidade

A cidade de Águas de São Pedro se organiza para elaborar um projeto de criação de um Ecomuseu. A ideia não é ter somente um espaço específico de exposição, mas um conjunto de espaços onde as pessoas possam interagir com diversos elementos históricos da cidade.

“Um Ecomuseu é uma forma dinâmica pela qual as comunidades preservam, interpretam e gerenciam seu patrimônio para um desenvolvimento sustentável”[1]

Locais como a Torre Baloni, Caldeira antiga do SPA termal, entre outros, poderão fazer parte desse complexo que também pode incluir plataformas digitais.

O convite então é para que a comunidade participe do processo de elaboração e execusão deste projeto. “Um Ecomuseu é baseado em um acordo comunitário” [2]

E VOCÊ PODE PARTICIPAR DESSE ACORDO

Realizaremos 1 Fórum no dia 31/05/2022 das 18h30 às 20h

À medida que surjam ideias de projetos e necessidade de formar grupos específicos para desenvolver, as pessoas que desejarem poderão participar.

[1]; [2] https://en.wikipedia.org/wiki/Ecomuseum Acesso em 26/01/2022

CONHEÇA um pouco mais da PROPOSTA clicando no link abaixo e venha participar deste importante projeto da cidade.

Conheça o conceito de ECOMUSEU

O proposta será executada no âmbito do Programa DL Turismo que envolve os seguintes parceiros. Prefeitura Municipal. ACASP. PLANTANDO SONHOS e COMTUR.

Conteúdo Relacionado

ddd