BOLETIM – Plano Diretor de Desenvolvimento

GRUPO TURISMO E ECONOMIA FAZ PRIMEIRA REUNIÃO PARA ORGANIZAR OS TRABALHOS

O Grupo de Turismo e Economia do Plano Diretor de Desenvolvimento de Águas de São Pedro iniciou os trabalhos no dia 14/12/22. O encontro aconteceu na Secretaria de Turismo e teve como pauta identificar os principais temas que podem ser tratados nas próximas reuniões para definir as Diretrizes que orientarão o desenvolvimento do turismo e da economia nos próximos anos.

A visão de futuro foi um dos temas tratados e o grupo manteve — para depois debater com os demais grupos temáticos – a proposta definida no Plano Diretor de Turismo 2021 que diz:

Um outro ponto importante tema será estabelecer e consolidar uma marca para a cidade que destaque a sua identidade territorial, a saber, proposta também definida no Plano Diretor de Turismo 2021.

Águas de São Pedro: Turismo, Hospitalidade e Bem-estar à disposição

Para isso será fundamental fortalecer ações e projetos voltados para a saúde e bem-estar.

Os temas, iniciais, propostos para tratar são:

Pesquisas e tecnologia da informação.

A falta de informações dificulta uma melhor assertividade das ações que devem ser planejadas. Conhecer os anseios do turista, tipo de consumo e a sua satisfação como os serviços orienta poder público e iniciativa privada na sua oferta, comenta Jorge Duarte presidente do COMTUR. Igualmente é importante ter dados sobre a taxa de ocupação dos médios de hospedagem, ticket médio e satisfação dos produtos e serviços replicados também no setor de alimentação afirma Cesar Siboldi, secretário de turismo.

Acessibilidade e acolhimento de pessoas com deficiência

Além de necessitar atender à legislação vigente há um mercado consumidor de pessoas com deficiência que por falta de acessibilidade não consegue adquirir produtos e serviços. Na próxima semana um projeto COMERCIO ACESSÍVEL será iniciado em parceria ACASP e COMTUR para incentivar comércios que na entrada tenham até um degrau e espaço interno para receber cadeirantes possam adquirir uma rampa de acesso, relata Valter Leandro da Associação Comercial.

Extensão do passeio público com Parklets ou construção de plataformas no canal central para ampliação da oferta de serviços

Os espaços da oferta comercial ficaram pequenos diante do crescimento da demanda. O próprio movimento trazido pelo evento “Natal Iluminado” alerta para a necessidade de pensar como a cidade pode crescer e atender um número maior de turistas com conforto e qualidade. Esta ação deve ser cuidadosamente tratada para que possamos avançar com o desenvolvimento econômico e social da cidade, destaca o prefeito João Victor.

Concessão ou privatização de espaços e equipamentos públicos

Os recursos de uma prefeitura são geralmente escassos e nem sempre é possível investir em tudo que é preciso. E alguns equipamentos turísticos poderiam ser potencializados se gestados pela iniciativa privada a exemplo do SPA Thermal, Mini Horto, Fonte Almeida Salles e Parque Dr. Octavio, entre outros.

Estacionamento

Quais alternativas e soluções para o trânsito e para o aumento de vagas de estacionamento na cidade? Uma questão para importante para refletir e definir diretrizes.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Outros temas vinculados ao desenvolvimento econômico foram extraídos de trabalhos anteriores produzidos pela comunidade e que também serão pauta dos encontros.

Um dos objetivos em estabelecer diretrizes para a economia é fortalecer a diversidade de atividades produtivas, comerciais, turísticas, serviços e de bens agregados não poluidoras, que valorizem o trabalho e a distribuição de renda preservando o meio ambiente.

Temas inicialmente propostos para o debate

  • Incentivo ao empreendedorismo
  • Capacitação profissional
  • Padronização das fachadas comerciais
  • Melhoria da infraestrutura privada
  • Projeto de referência nacional em gastronomia
  • Definição de eventos estratégicos
  • Organização de horários de atendimento ao público

FORMARTO DO TRABALHO

Serão realizados 6 encontros abertos à comunidade, de janeiro a junho de 2023 para que todos possam propor e debater diretrizes para o desenvolvimento do turismo e da economia.

O grupo de turismo poderá ainda debater com especialistas e consolidar as propostas que deverão ser concluídas pelo Grupo Gestor do Plano Diretor até setembro de 2023 quando após a validação do prefeito seguirão para o debate e aprovação na câmara municipal.

Outra forma de contribuir é pela página web que dá acesso a um link onde qualquer munícipe pode expor as suas contribuições.

Não deixe de participar e interagir com as pessoas dialogando sobre esta importante ação para a cidade.

PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO 2030 – Águas de São Pedro


ÁGUAS DE SÃO PEDRO DÁ OS PRIMEIROS PASSOS COM O PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO 2030

Está em curso o Plano Diretor de Desenvolvimento de Águas de São Pedro. O ponta pé inicial foi dado pelo executivo municipal em reunião realizada no dia 20/10/2022 no Centro de Exposições e Eventos, com pessoas da comunidade e do poder público.

Nesse dia foi apresentada a proposta de metodologia e um cronograma de trabalho que será gerido por um Grupo Gestor e que terá a responsabilidade de orientar e reunir as informações geradas pelos grupos temáticos, além de definir estratégias que garantam, fundamentalmente, a participação e interação com comunidade.

Uma outa ação desse grupo, que inicia com os colaboradores voluntários da comunidade Antonio Bonfato e Jorge Duarte e mais Igor Pereira Rodrigues do gabinete municipal, responsável pela prefeitura nesta ação, será validar mensalmente o andamento do trabalho junto ao prefeito.

A iniciativa, prevista no plano de governo, vai tratar de uma visão de futuro, alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 2030 e definir as diretrizes de desenvolvimento da cidade para os próximos anos, afirma o prefeito João Victor, que tem uma grande expectativa de que o envolvimento e participação da comunidade contribuam para projetar uma cidade inovadora, encantadora e sustentável.

Os grupos temáticos estão em formação e alguns iniciando os trabalhos ainda no mês de dezembro, como é o caso do Grupo de Planejamento Territorial que tratará do Zoneamento, revisão do Código de obras e de Postura, entre outros. Este grupo realizou a sua primeira reunião em 29/11/2022 e contou com uma turma anima comentou Antonio Bonfato, coordenador desta temática.

Assim que os grupos temáticos estiverem todos formados e em andamento será definido um coordenador de cada grupo e fará parte do Grupo Gestor que será devidamente oficializado, destaca o prefeito.

Todos os grupos temáticos terão um cronograma de trabalho em que irão incluir rodadas de diálogo com públicos específicos e audiências públicas com ampla participação da comunidade.

Todas as informações relativas ao Plano poderão ser acompanhadas numa página web onde também já é possível enviar sugestões e fazer comentários sobre o projeto.

Lembrem, o trabalho está apenas começando.

Sabemos o ponto de partida, mas o ponto de chegada vai depender da interação com a comunidade e será muito significativa, relatam os coordenadores da proposta.

Conheça e participe

PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO 2030 – Águas de São Pedro