ALUNOS DA EMEI VIDA VIBRAM EM DIA DE COLHEITA
Em atividade pedagógica alunos da EMEI-Vida, no dia 23/09/22, turminha do “Pré ll” colheram as cenouras que eles mesmos tinham plantado. A ação aconteceu na horta da Associação Plantando Sonhos parceira da escola em projetos voltados ao meio ambiente.

O objetivo da visita era que as 34 crianças, que têm entre 5 e 6 anos de idade, pudessem ter contato com a natureza e descobrirem outras possibilidades na alimentação e estimular os sentidos.
As crianças caminharam entre os canteiros e foram descobrindo o que era cada plantinha que iam encontrando, sentiram os cheirinhos de plantas como cidreira, coentro, boldo, citronela, entre outros.

O colorido roxo do repolho encantou a todos. No trajeto foram encontrando bichinhos e insetos no meio das plantinhas e para os mais atentos e curiosos no assunto foi explicado sobre o papel dos pequenos animaizinhos na cadeia alimentar, comenta Lucila responsável pelo projeto na associação que falou sobre importância das joaninhas nas hortas que ajudam no combate às cochonilhas, pequenos insetos parasitas.

Depois chegou o momento mais esperado que era a colheita das cenouras. Um tubérculo que leva aproximadamente 4 meses para se colher. As crianças simplesmente se encantaram com as enormes cenouras saindo da terra e entre encanto e expectativa aproveitaram cada minuto da experiência, conta Lucila também emocionada.

No processo puderam entender que na horta temos as folhosas como alface, escarola e couves que nascem para fora da terra e temos os tubérculos como cenoura, mandioca e beterraba que a parte que mais consumimos nasce e se desenvolve dentro da terra. Aprenderam também que as folhas da cenoura e as flores da cebolinha também são comestíveis e muito nutritivas.
Pelo caminho encontraram passarinhos bicando bichinhos da terra que chamaram também atenção da garotada.
Ao fim da colheita as cenouras foram levadas para a escola, mas muitas delas não chegaram inteiras à EMEI pois muitos já foram saboreando e compartilhando com os amiguinhos na caminhada de volta.

As professoras afirmaram que também adoraram a experiência. Levaram mini cenouras e mini beterrabas para dar continuidade à atividade sobre tubérculos.
Uma próxima ação da associação será na EMEI orientando a comunidade escolar a implantar uma mini horta e estimular que repliquem o projeto em casa.
Para o Secretário de Educação João Paulo a atividade interdisciplinar que trabalhou conceitos de Educação Ambiental e Educação Alimentar e Nutricional foram importantíssimas para a formação dessas crianças. Agradeceu à associação pela acolhida e parceria e disse “Hoje o almoço terá um gostinho especial para os nossos alunos da Educação Infantil: Salada de Cenoura colhida da Horta”.
Conheça a Associação Plantando Sonhos
SUCESSO NO 3º FESTIVAL DE ORQUÍDEAS –
Aguas de São Pedro
O 3º Festival de Orquídeas aconteceu de 9 a 11 de setembro de 2022 no Boulevar – Centro da cidade de Águas de São Pedro e parte do valor das vendas foram destinadas à Associação Plantando Sonhos.


O evento, sucesso de público e de vendas, atendeu aos propósitos da associação de arrecadar recursos para a melhoria da sua sede e desenvolvimento de projetos e estimular as pessoas cultivarem orquídeas e dedicarem parte de seu tempo para ter contato com a natureza que promove o bem estar.
Os visitantes fizeram diversos elogios ao festival e solicitaram que fosse realizado com mais frequência. Comerciantes da cidade também manifestaram que a ação movimenta a cidade e impacta positivamente os negócios locais.
Participaram as empresas Orquidário Recanto de Analândia e produtores de São Pedro dos Orquidários Santa Terezinha e João Pedroso, que não se limitaram às vendas, mas a explicar como cuidar deste tipo de planta. O acolhimento e carinho fizeram parte da interação com os visitantes gerando uma agradável experiência.
A ideia é incentivar produtores regionais a acreditarem em seus negócios e no turismo de experiência. Outros orquidários da região turística Serra do Itaqueri devem ser convidados a participar das próximas edições que passarão a acontecer nos meses de janeiro e setembro.

A organização da feira é resultado de um trabalho dedicado e sério dos voluntários da Associação Plantando Sonhos e dos parceiros do evento que contou também com o apoio da prefeitura municipal.
Curiosidade sobre as Orquídeas
As Orquídeas apresentam variadas formas, cores e tamanhos. Podem achar-se em todos os continentes, principalmente em áreas tropicais. Nutrem-se de material em decomposição e nas árvores as suas raízes acumulam o alimento necessário para a sua sobrevivência.
São muitas as formas de reprodução. Por exemplo, na natureza, principalmente pela dispersão das sementes e em cultivo pela divisão de touceiras. Apesar da variedade enorme de espécies, a única utilidade comercial é explorada com a Orquidea-Vanilla que é uma trepadeira de cujos frutos de algumas espécies obtém-se a especiaria comercialmente conhecida como baunilha.

O principal uso é o ornamental e das espécies vistosas, os orquidicultores vêm obtendo diferentes híbridos de grande efeito e apelo comercial.
As orquídeas despertam interesse de colecionadores e do público em geral que gostam de visitar exposições.
Fonte: wikipedia acesso 13/09/22
JARDIM TROPICAL SENSORIAL
Associação Plantando Sonhos apresenta nova ação
O projeto tem como objetivo estabelecer, na esquina do portal de entrada da cidade de Águas de São Pedro, um ambiente socioeducativo que promova a convivência entre pessoas, a restauração e preservação ambiental da área, contemplação e observação da fauna e da flora, explorando os cinco sentidos humanos (audição, olfato, paladar, tato e visão) através de um trabalho de cuidado e recuperação ambiental, seguindo princípios da permacultura, aplicando técnicas de manejo agroflorestal, bioconstrução e saneamento ecológico, resultando na transformação e requalificação dessa área urbana, permissionada pelo poder público, onde existe também uma faixa de APP degradada, e que antes era um terreno abandonado e ponto viciado de descarte de entulho e resíduos variados.

Essa transformação já vem ocorrendo gradativamente ao longo dos quase 5 anos em que a Associação Plantando Sonhos atua nesse espaço, com plena possibilidade de continuidade pós aporte financeiro proporcionado pela contemplação da emenda.
Segundo o escopo do projeto, desenhado e planejado para essa área, serão realizadas atividades de preparação do solo; plantio de espécies nativas arbóreas, arbustivas e herbáceas dos biomas de Mata Atlântica e Cerrado; cuidado e manejo da área plantada; placas de identificação e sinalização; instalação de infraestrutura para áreas de convivência; calçamento pavimentado e piso tátil com acessibilidade; e sanitários com tratamento ecológico das águas servidas; além de melhorias na infraestrutura já existente, como por exemplo: viveiro de mudas, composteira, quarto de ferramentas, fachada e casinha de apoio da sede.

O contato com fragmentos dos biomas de Mata Atlântica e de Cerrado, naturais da região, torna possível a percepção da biodiversidade existente, propiciando sentir diferentes texturas, cores e aromas de troncos, folhas, flores e frutos, as diferenças de sensações e temperatura dentro da mata e em áreas abertas, e desfrutar do encanto dos sons e beleza das cores, principalmente da flora exuberante e da avifauna características da região, com mais de 180 espécies de aves catalogadas em uma área total do município de aproximadamente 3,6km2, e inúmeras espécies de plantas.
A medida em que se recupere a vida no solo e se reestabeleça a vegetação com as diferentes espécies, as floradas e frutificações acontecerão ao longo de todo ano, fazendo com que a área se torne um grande atrativo turístico na cidade, e importante corredor e ponto de descanso e alimentação para toda fauna da região, como: aves, abelhas, répteis e pequenos mamíferos, característicos da localidade, promovendo o aumento da biodiversidade, e favorecendo o fluxo e participação de pessoas que desejam colaborar com a manutenção do espaço comunitário, fazendo o usufruto coletivo de um local naturalmente rico e acolhedor.

Para Quem?
O impulsionamento do projeto “Jardim Tropical”, em suas fases distintas e sequenciais de implantação, e posterior continuidade, tem como público-alvo: as pessoas que habitam o município de Águas de São Pedro, e municípios vizinhos; toda comunidade escolar da região em que estamos localizados; e também os turistas que visitam e frequentam a Estância Turística Hidromineral aos finais de semana, feriados prolongados e períodos de férias.
Porque a Associação Plantando Sonhos desenvolve esse projeto?
As atividades realizadas pela Associação Plantando Sonhos, desde sua fundação em 02/08/2017, tem alcançado resultados expressivos de transformação socioambiental na região em que atua, e mais especificamente no que diz respeito a renovação e requalificação de uma área urbana, permissionada pelo poder público em Novembro/2017, e com contrato renovado em Dezembro/2021, que antes das intervenções da Associação, era um terreno abandonado, ponto viciado de descarte de entulho e resíduos dos mais variados tipos, com forte degradação do meio ambiente, inclusive de APP (Área de Proteção Permanente), e impacto negativo na paisagem.
Ao longo desses quase 5 anos de atividades realizadas pelos associados, parceiros e voluntários, este espaço vem se transformando num local convidativo e acolhedor, por meio de trabalhos e ações voltadas à promoção da sustentabilidade e incentivo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, como por exemplo: feiras comunitárias e colaborativas baseadas no associativismo; produção de alimentos livres de insumos sintéticos e consequente fortalecimento da segurança alimentar e nutricional da população; promoção do direito ao brincar, lazer e meio ambiente; educação ambiental e turismo eco pedagógico; reflorestamento de áreas degradadas, conservação e recuperação de APPs; geração de renda, qualificação profissional e resgate da autoestima de crianças, jovens, adultos e melhor idade; além da promoção da igualdade de gênero, diversidade, inclusão e acessibilidade.
Com base no exposto acima e no resumo, almejamos a contemplação pela emenda proposta, a fim de acelerar o avanço das fases do projeto de requalificação do espaço, auxiliando na criação e estabelecimento de uma nova paisagem e local para convívio e contemplação da natureza, proporcionando melhorias de infraestrutura, aumentando o poder de alcance e atendimento ao público alvo, e potencializando os impactos positivos; o que oferecerá ainda mais conhecimento e benefícios ás pessoas envolvidas, ao meio ambiente local, à comunidade e ao planeta como um todo.
Como participar?
Toda quarta feira das 8h30 às 11h30 tem alguma atividade acontecendo na nossa sede que fica na Av. Ângelo Nogueira Villa, 1129/1123 – Águas de São Pedro. Você também pode contriibuir sendo um associado.
Associe-se

ASSOCIAÇÃO PLANTANDO SONHOS
Organização ou empresa? Existem diferenças?
A ideia de escrever esta matéria é buscar um melhor entendimento da classificação legal da nossa associação e contribuir para o entendimento de outras classificações.
Nos deparamos utilizando certas expressões no nosso cotidiano, muitas vezes sem termos certeza do seu exato significado. Por exemplo, nos referimos a uma associação como sendo uma organização, às vezes como instituição, outras como entidade e até como empresa algumas vezes.
Façamos então um breve percurso por algumas definições.
Organização é um código atribuído a uma empresa ou um grupo de empresas. [1]
Veremos à frente que as associações podem ser chamadas de organizações ou mesmo de empresa embora não seja tão usual.
Empresa é constituída a partir de um estabelecimento matriz e respectivas filiais. Estabelecimento: Código atribuído a um participante do cadastro “Pessoa” no qual serão realizadas transações fiscais, contábeis, financeiras, etc…
Já o termo instituição é comumente utilizado para o lugar do conhecimento, isto é, uma entidade que fornece informações ou concede educação àqueles que precisam delas. Por outro lado, uma organização pode ser qualquer entidade estabelecida para cumprir a finalidade comercial, social, política ou outra.[2]
Mas antes de seguirmos com as definições vamos olhar para a figura abaixo que identifica uma divisão de setores criada nos Estados Unidos, que diz que o primeiro setor é constituído pelo Estado, o segundo setor pelos entes privados que buscam fins lucrativos e o terceiro setor é formado pelas organizações privadas sem fins lucrativos prestadoras de serviços públicos. [3]

Figura, fonte Site https://blog.freehelper.com.br/primeiro-segundo-terceiro-setor/
Acesso em 27/01/2022 às 22h40
Para compreender tipologia e finalidades desses setores vamos estabelecer, num primeiro momento, utilizar o termo empresa para todos os casos, embora cada um tenha uma peculiaridade na utilização de linguagens mais usuais
- Empresa pública com fins de lucro
- Empresa privada com fins de lucro
- Empresa privada sem fins de lucro
1. Empresas públicas com fins de lucro As empresas públicas (exemplo: Caixa Econômica Federal que tem100% de capital público) e as sociedades de economia mista (exemplo a Petrobrás, que tem capital público e privado) são EMPRESAS ESTATAIS, isto é, sociedades empresariais que o Estado tem controle acionário e que compõem a Administração Indireta. Em ambas situações, Empresa pública ou sociedade de economia mista são Pessoas Jurídicas de Direito Privado. [4]
2. Empresa privada com fins de lucro Empresa privada ou que pertence ao setor privado, é uma organização criada ou que pertence a determinados indivíduos ou grupos, com o objetivo de comercializar bens ou serviços para gerar lucro[5]. Ou seja, falamos aqui de uma empresa que pode dividir os seus lucros aos acionistas, caso existam.
3. Empresa privada sem fins de lucros ou organização sem fins de lucros é constituída sob a forma de associação ou fundação e não distribui patrimônio auferido mediante o exercício de suas atividades sob qualquer denominação (lucros, excedentes operacionais, dividendos, bonificações, participações etc.), aplicando integralmente os recursos na consecução do respectivo objetivo social[6].
Vamos nos deter neste último termo que é o caso da Associação Plantando Sonhos, uma empresa ou organização sem fins de lucro.
Nada impede que uma associação para captar recursos, para desenvolver as suas atividades, possa prestar serviços ou vender produtos relacionados aos seus objetivos.
Ao contrário, este tipo de ação aumenta a possibilidade da associação realizar mais ações que favoreçam a comunidade. Para isso é importante estar devidamente constituída e seguir os objetivos propostos do seu estatuto.
A Associação Plantando Sonhos se mobiliza sempre em defesa de suas causas. E quais são?
CAUSAS QUE A ASSOCIAÇÃO DEFENDE

A associação se organiza em diretorias e grupos de trabalho e desenvolve projetos que beneficiam os seus associados e a comunidade.

As associações, que são organizações sem fins de lucro, costumam se diferenciar por categorias, mas muitas vezes trata-se de uma titulação e não de um nome oficial instituído em lei. Por exemplo o termo ONG – Organização Não Governamental, comumente utilizado é uma titulação e não um nome instituído em lei. Em tese toda empresa ou organização que não é governo é não governamental.
O termo associação agrega uma série de modelos de organização (associações, institutos, clubes…) que possuem objetivos e finalidades diferentes entre si, mas, que se unem nessa nomenclatura por possuírem características básicas semelhantes:[7]
Alguns tipos mais comuns são:
ASSOCIAÇÕES FILANTRÓPICAS:
Reúnem voluntários que prestam assistência social a crianças, idosos, pessoas carentes. Seu caráter é basicamente o da assistência social.
ASSOCIAÇÕES DE PAIS E MESTRES:
Representam a organização da comunidade escolar com vistas à obtenção de melhores condições de ensino e integração da escola com a comunidade. Em algumas escolas se responsabilizam por parte da gestão escolar.
ASSOCIAÇÕES EM DEFESA DA VIDA:
Normalmente são organizadas para defender pessoas em condições marginais na sociedade ou que não estão em condições de superar suas próprias limitações. Associação de meninos de rua, aidéticos, crianças com necessidades especiais… Ex. APAE, Alcoólicos Anônimos…
ASSOCIAÇÕES CULTURAIS, DESPORTIVAS E SOCIAIS:
Organizadas por pessoas ligadas ao meio artístico, tem objetivos educacionais e de promoção de temas relacionados às artes e questões polêmicas da sociedade tais como racismo, gênero, violência… Fazem parte desse grupo ainda, os Clubes esportivos e sociais.
ASSOCIAÇÕES DE CONSUMIDORES:
Organizações voltadas para o fortalecimento dos consumidores frente aos comerciantes, a indústria e o governo.
ASSOCIAÇÕES DE CLASSE:
Representam os interesses de determinada classe profissional e/ou empresarial.
Ex. Associações Comerciais, FIEMG.
ASSOCIAÇÕES DE PRODUTORES:
Incluem-se as associações de produtores, de pequenos proprietários rurais, de artesãos, que se organizam para realização de atividades produtivas e ou defesa de interesses comuns e representação política.
Esta última é a tipologia ou categoria mais próxima do que é a Associação Plantando Sonhos.
Em resumo a Associação Plantando Sonhos é:
- Uma organização (empresa) sem fins de lucro
- Tipologia: Associação de Produtores
- Defensora de causas ambientais, econômicas, sociais e culturais
Para conhecer mais sobre a nossa Associação clique no link abaixo.
[1]Site: encr.pw/29rqe Acesso em 27/12/2022 às 21h20
[2] Site: encr.pw/n2kzF Acesso em 27/12/2022 às 21h30
[3] Site: encurtador.com.br/ghEJW Acesso em 28/01/2022 às 10h40
[4] Site: encr.pw/aUCVL Acesso em 28/01/2022 às 10h
[5] Site: https://www.controlacao.com.br/significado/empresa-privada Acesso em 27/01/2022 às 22h
[6] Site: encurtador.com.br/oBR27 Acesso em 28/01/2022 às 10h30
[7] Site: https://www.aciabrasiliense.com.br/tipos-de-associacoes Acesso em 28/01/2022 às 10h45
Autor: Jorge C. Silveira Duarte Psicólogo, com pós-graduação em Recursos Humanos e especialização em Desenvolvimento Local pelo Centro Internacional de Formação da OIT/ONU/Itália, com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP e com formação em Coaching pela Jyväskylä University of Applied Sciences/Finlândia. Trabalhou no Senac São Paulo desde 1997 até dezembro de 2021 com desenvolvimento de comunidades e planejamento municipal e regional do turismo. Criou os programas Rede Social, Desenvolvimento Local e Regionalização do Turismo,
Plantando Sonhos avança com suas propostas
No dia 09 de dezembro a Diretoria da Associação Plantando Sonhos reuniu-se com o Prefeito João Victor Barboza, o Secretário de Educação e Cultura João Pontes, o Secretário de Obras Fabio Esteves e o Vereador Valter Leandro Ferreira, para apresentar as atividades realizadas e as propostas futuras. Outros assuntos tratados foram:
• Reafirmação da parceria com a secretaria de educação para contribuir com as atividades pedagógicas de acordo com a programação da própria grade escolar nos temas de alimentação segura, meio ambiente, arte e cultura, horticulta e meio ambiente;
• Atualização, de forma cooperada, do decreto e termo de permissionamento do espaço onde está sediada a associação;
• Apresentação do projeto de construção da sede para apreciação de todos e parecer da secretaria de Obra;.
• Realização do Festival de Orquídeas que terá uma nova proposta, agregando mais expositores/produtores dando prioridade a nossa cidade, os pequenos produtores mais próximos de Águas e mantendo a parceria com o Orquidário Recanto de Analandia;
• Atualização do estatuto que hoje engloba atividades além da alimentação segura, horticultura e cultura.
Temos muitos desafios para 2022 e queremos celebrar grandes projetos para Águas de São Pedro na área ambiental, cultural, geração de renda e desenvolvimento do turismo. Esteja conosco em 2022, associe-se.

kkkkkkkkkk
kkkkkkk
Plantando Sonhos faz balanço das suas atividades nos últimos 5 anos
Na apresentação que segue é possível reconhecer os projetos realizados e em andamento da organização nos últimos 5 anos e ainda projeta 2022 e 2023. No segundo semestre de 2021 incorporou-se à associação o “Programa Gioconda” que é um coletivo que tem por objetivo fomentar as expressões artísticas e culturais das pessoas da cidade de Águas de São Pedro. Muitos desafios vêm pela frente. Você pode associar-se e participar deste projeto encantador. Confira.
kkkkkkkkkkkkk
Plantando Sonhos promove visita técnica à Rota Turística Princesa da Colina no município de Itatiba
A Associação Plantando Sonhos articulou em outubro de 21 visita técnica a Itatiba para fortalecer o produto turístico “ Rota Circulando” criada com pequenos proprietários rurais do entorno ao município de Águas de São Pedro num curso realizado pelo SENAR, promovido pela associação.
Associação Plantando Sonhos fortalece o Turismo Rural na região
A Plantando Sonhos que tem por objetivo desenvolver ações que promovem a qualidade de vida, a socialização, a sustentabilidade, o desenvolvimento econômico local, cultural e o turismo de experiência, articulou a vinda do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural para capacitar proprietários rurais com o curso “MONITORIA NA PROPRIEDADE DE TURISMO RURAL”.