Renova Centro 20/30

É uma iniciativa de um grupo de pessoas que moram, mantém negócios, trabalham ou estudam na “microrregião” do chamado Centro Novo de São Paulo, que compreende as avenidas São João, Ipiranga, São Luís e as Ruas Xavier de Toledo e Conselheiro Crispiniano, para implementação de um plano de desenvolvimento local, nesse território.

Desenvolvimento local, para nós, é um conjunto de ações e projetos que visam promover melhores condições de vida e de convívio social num determinado território, orientado por desejos e anseios das pessoas que habitam e transitam nele, e que se articulam e dialogam para atingir esse objetivo.

O movimento surgiu em 2016 a partir de algumas lideranças do projeto “Ações Locais” vinculadas à Associação Viva o Centro, que pretendiam construir um plano de desenvolvimento local para os distritos Sé e República.

Diante da dificuldade de trabalhar com um território tão amplo, as lideranças optaram por direcionar seus esforços para uma região menor, situada acima e chamar o planejamento de “Plano de Bairro – Renova Centro 20/30”, onde até 2020 se consolidaria um método de trabalho e um Plano de Ação que, até 2030, pudesse ser replicado para outros distritos da cidade de São Paulo.

O movimento “Renova Centro 20/30” é independente e apartidário, mas quer a parceria de toda a sociedade paulistana na construção coletiva de uma proposta que, no seu processo, garanta o diálogo e a interação permanente entre as pessoas e entre os setores público e privado.

Este documento, que registra os sonhos de melhoria da qualidade de vida de grande parte dessa comunidade, estabelece uma visão de futuro, estratégias, propostas e projetos que devem ser implementados para se chegar à renovação desejada.

O Plano de Ação vem sendo construído num processo de interação entre pessoas em diversos espaços, como fóruns, encontros e eventos, entre outros.

Ele aponta o caminho que deve ser percorrido pela comunidade e pelo poder público para alcançar o conjunto de objetivos que trarão melhorias na qualidade de vida da comunidade desse território.

O Plano tem uma relação direta com o Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo, que tem um desdobramento nas Subprefeituras chamado de Plano Regional Diretor. É nesse plano da Subprefeitura que se encaixa o Plano de Bairro aqui proposto.

COMO ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO O PLANO DE BAIRRO “RENOVA CENTRO 20/30”?

Todo o processo é interativo e envolve pessoas da comunidade e também todos os interessados no desenvolvimento local dessa microrregião.

A interlocução entre o movimento Renova Centro 20/30 e os subprefeitos da Sé que passaram desde 2016 nunca foi assertiva. Possivelmente, por sermos um movimento e não uma associação formalizada, poucas vezes fomos recebidos e quase nenhuma atendidos efetivamente nas propostas apresentadas. Em 2021 o movimento está se reorganizando no sentido de efetivar uma interlocução eficaz capaz de levar os anseios da comunidade deste território para que por meio de diálogo permanente possamos avançar com a melhoria desta parte do centro de São Paulo e contribuirmos com todo o chamado centro da cidade.

O Plano parte da visão de futuro que queremos, dos objetivos a alcançar e de cenários construídos para cada segmento socioeconômico, com dados técnicos e comunitários, problemas, diretrizes e propostas.

Para efeito deste trabalho, definimos os itens acima da seguinte forma:

Visão de futuro

Indica os principais sonhos e desejos de como o bairro será e como as pessoas estarão vivendo em 2030. Trata-se de uma referência nova, uma nova perspectiva de vida que desejamos alcançar.

Objetivos

Indicam desdobramentos da visão de futuro e o conjunto de resultados que a comunidade quer alcançar.

Segmento socioeconômico

Trata dos temas socioeconômicos: Qualidade Ambiental, Saúde, Educação, Cultura e Lazer, Moradia, Segurança, Economia, Assistência Social.

Dados técnicos

Informações coletadas em fontes oficiais como Prefeitura, IBGE e outros institutos de pesquisa, e informações comunitárias reunidas a partir de dados levantados em fóruns, encontros, eventos, festas e nas mídias sociais.

Problemas

Indica tudo aquilo que nos impede de ter uma vida melhor imediatamente: aquilo que “pega”, que trava o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida local. Esses problemas foram identificados no processo de diagnóstico, que incluiu o levantamento de dados técnicos e informações comunitárias.

Diretrizes

Indicam os principais caminhos e procedimentos que orientam para o desenvolvimento das propostas que devem ser implementadas.

Propostas

Indicam os programas e projetos que devem ser desenvolvidos para se chegar ao objetivo desejado.

Ações e projetos em andamento

Atividades que a comunidade ou o poder público já realizam e contribuem com os objetivos do Plano.

Mapa do Desenvolvimento

É a elaboração de um mapa real que mostre os problemas e o conjunto de projetos que serão realizados ao longo de um período. Será a síntese do Plano de Bairro Renova Centro 20/30

E de onde surgirão os recursos para implementar o Plano?

Contamos com as seguintes possibilidades:

  • Negociar com a Subprefeitura da Sé para que o Plano faça parte do Plano Estratégico Diretor, conforme prevê a lei, e dessa forma passe a fazer parte do orçamento do município.
  • Pleitear junto aos vereadores do município a criação de um Projeto de Lei que reconheça a importância das ações propostas no Plano e destine recursos para a sua implementação; e ainda
  • Buscar recursos com empresas e com organismos nacionais e internacionais para patrocinar as propostas.

O QUE NOS MOVE? – VISÃO DE FUTURO

  • Uma cidade sustentável e com alto nível de satisfação de seus habitantes
  • Sentimento de pertencimento, sensação de bem-estar e segurança
  • Calçadas, praças e ruas limpas, acessíveis e permeáveis
  • Paisagismo agradável e arborização atraente para a fauna
  • Coleta seletiva de lixo efetivamente implantada e pessoas e comerciantes responsáveis pelo descarte adequado
  • Fortalecimento do comércio local e estimulo à economia criativa
  • Desenvolvimento do turismo
  • Fim da poluição sonora e visual
  • Espaços públicos ocupados pela comunidade para convívio social
  • Acolhimento a toda a diversidade humana em sua plenitude
  • Novas formas de diálogo e organização social
  • Polícia comunitária que dialogue com a comunidade
  • Zeladoria pública e privada eficiente nas áreas de convívio social

O QUE JÁ FOI PLANEJADO

Mobilizamos diversos grupos de pessoas para interagir respondendo a perguntas, buscando identificar problemas, causas e soluções.

Foram priorizados, para início dos trabalhos, sete (7) temas cujos projetos podem ser acompanhados e acessados nos links abaixo:

  1. LIXO
  2. CALÇADAS, CALÇADÕES e ACESSIBILIDADE
  3. BANHEIROS PÚBLICOS
  4. POLUIÇÃO SONORA
  5. POLUIÇÃO VISUAL
  6. MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA
  7. TURISMO

Participe, deixe seu comentário ou sugestão para o movimento Renova Centro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s