RECANTO GRAMINHA – SUGESTÕES, REGULAMENTO E PLANO DE AÇÃO

PROPOSTAS ENCAMINHADAS NA ÍNTEGRA

  1. Plantar árvores na frente das chácaras do condomínio
  2. As pessoas que possuem lotes sem construção mantenham seus terrenos limpos, pois temos muitos terrenos abandonados
  3. Nenhum tipo de material deve ficar para fora do terreno a rua tem que ser mantida limpa
  4. Os terrenos não podem ter fossas negras. Além de crime ambiental poderá fazer mal à família do próprio morador
  5. É importante elaborar um cadastro e saber quem é quem, quem mora, quem não etc
  6. Quem achar o portão aberto é responsável por fechar, mesmo que sem cadeado. Podemos definir que cadeado fechado na corrente sem travar portão significa que se aguarda material e pode ficar encostado até a entrega, mas o morador deve avisar no grupo que o portão não está com cadeado
  7. Sobre as touceiras perigosas de bambu na curva que muitos tem medo de fazer, talvez fazer uma lombada antes da curva ,ou colocar uma lâmpada giroflex carregamento solar ..ou uma placa de perigo devagar ..
  8. E também passar um trator para consertar a estrada nossa ali do lado da caixa
  9. Observação e preocupação com entrada de pessoas que não tem terreno e estão entrando e saindo à vontade sem compromisso algum com o local. Faz-se necessário um trabalho de conscientizar os donos de terreno quanto a liberação de chaves da porteira, Pois corre o risco do lugar virar terra de ninguém
  1. Trocar novamente o cadeado e com isso eliminar chaves com quem NÃO tem terreno e entregar novas chaves mediante a uma conversa a respeito da necessidade de NÃO estar passando mais chaves a pessoas que estejam ligadas ao local
  2. Construir um documento para ser enviado a prefeitura para solicitar melhorias no loteamento
  3. Manter o grupo somente com quem contribui mensalmente,  pois quem não está ajudando não merece ficar por dentro das situações e decisões
  4. Colocar mais placas conscientizado o recolhimento do lixo na beira do rio, quando o mesmo está no local pescando.
  5. Criar rifas virtuais para aumento do caixa.
  6. Fazer um portal com uma aparência melhor, pois assim afasta algumas pessoas que se aproximam achando que é um lugar qualquer e se achar no direito de entrar, fazer a troca de cadeado de tempo em tempo, e posteriormente  um portão eletrônico assim cada proprietário terá seu controle de acesso fazer o fechamento de cada chácara e registrar por nome (exemplo , chácara são José , chácara primavera, ou seja a pessoa escolhe o nome que preferir)

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

  • O Recanto Graminha é formado por um conjunto de proprietários de chácaras que estão num território que tem característica similares e que forma uma comunidade e por isso a importância de organizar o espaço com regras que orientem para um melhor convívio de todos.
  • O REGULAMENTO DO RECANTO GRAMINHA será validado e cumprido por todos.
  • Assim como a terra não é legalizada o condomínio também não é, mas formamos uma comunidade que habita um mesmo território e por isso não estabeleceremos punições para quem não cumprir o regulamento e sim buscaremos resolver com medidas educativas e de conscientização praticando uma linguagem não violenta.
  • Toda a área do “Recanto Graminha” é de propriedade privada, incluindo as ruas de acesso às chácaras e ao rio e por isso os proprietários definem quem alheio à propriedade pode ou não entrar na área privada.
  • A área que é rural não foi legalmente loteada e por isso não conta com serviços públicos como se fosse área urbana. Regularizar é uma possibilidade que requer muito estudo, articulação e disposição de todos os proprietários em achar o melhor caminho.

REGULAMENTO

  • As pessoas que possuem lotes sem construção devem manter os seus terrenos limpos para evitar problemas com a atração de animais peçonhentos e detritos que podem ser levados pelas chuvas para outros locais.
  • Todas as residências têm que possuir um sistema de fossa séptica.  Os terrenos não podem ter fossas negras. Além de crime ambiental poderá fazer mal à família do próprio morador.
  • Quem achar o portão aberto é responsável por fechar, mesmo que sem cadeado (somente a corrente). O cadeado fechado sem corrente somente quando se aguarda material ou outro, mas o morador deve avisar no grupo que o portão não está com cadeado e que será recolocado assim que receber o material.
  • Cada proprietário é responsável para fazer cópias de chaves somente para os residentes e familiares e caso precise emprestar para alguém por alguma necessidade específica, garantir que a chave seja devolvida quando cessar o motivo do empréstimo.
  • Cada pessoa que for à beira do rio deve recolher e levar consigo os resíduos gerados e contribuir recolhendo outros que não tenham sido gerados por si mesmo.
  • Quando alguém for construir ou fazer cerca ou criar animais ou qualquer outra atividade que possa incomodar o vizinho, deve conversar e expor o fato e buscar um consenso para adequar a construção ou criação de animais o outro de forma a manter um bom convívio e uma boa qualidade de vida para todos.

3. PLANO DE AÇÃO RECANTO GRAMINHA

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO

  • Elaborar e manter um cadastro atualizado de todos os proprietários moradores e não moradores.
  • Criar um grupo interlocutor que converse com a prefeitura para solicitar melhorias e identificar os caminhos para a regularização da terra.
  • Criar um grupo no whats app somente com quem contribui mensalmente, para validar a utilização dos recursos das propostas feitas pelos “condóminos”.
  • Criar rifas virtuais para aumento do caixa.

INFRAESTRUTURA E MELHORIAS NO PASSEIO PÚBLICO (ruas)

  • Elaborar um projeto de arborização utilizando como referência a legislação do município para plantio de árvores em calçadas.
  • Elaborar um estudo para resolver o problema de segurança de trânsito no local onde tem as touceiras. Considerar sugestões como colocar uma lâmpada giroflex solar ou uma placa de perigo devagar.
  • Consertar a rua ao lado da caixa d´água contratando trator para realizar o nivelamento.
  • Elaborar uma proposta para o portal da entrada do “condomínio” buscando mostrar claramente que a propriedade é uma propriedade rural na sua íntegra.
  • Colocar um portão eletrônico. Verificar se os controles do portão podem ser rastreados com inteligência artificial para saber a que proprietário pertence.

NOVAS CONTRIBUIÇÕES PELO LINK ABAIXO

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfssR3PGwVMlLPRjnzGVIRn_uSyNhfR_kohl2FX9Nc4edRH5Q/viewform?usp=pp_url